Cinemática
Cinemática: é a área da mecânica (ramo da Física), que se dedica ao estudo do movimento sem ter em conta, as causas que provoca esse momento, ou seja, não está preocupada com a força que originou esse movimento, consequente, a força, na cinemática é nulas, isto é, zero.
Na cinemática podemos encontrar os seguintes movimentos:
- Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU);
- Movimento Rectilíneo Uniformemente Variado (MRUV);
- Movimento Rectilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA);
- Movimento Rectilíneo Uniformemente Retardado (MRUR);
- Movimento Circular Uniforme (MCU);
- Movimento Circular Uniformemente Variado (MRUV).
Conceitos fundamentais
Corpo Extenso: Corpos extensos são aquelas que apresentam dimensões extremamente evidentes, isto é, a sua massa ou tamanho não podem ser desprezadas quando comparadas a outros corpos e objectos na terra.
Exemplos: O sol, a lua, ou ainda, um camião, parado ou em movimento, todos esses corpos não pode ter suas dimensões desprezadas.
Deslocamento: Deslocamento de um corpo é uma grandeza vectorial, pois possui módulo, direcção e sentido. Ela é definida como sendo a variação, ou ainda a diferença entre posições de um corpo em relação a outro um dado intervalo de tempo. Dessa forma, o vector deslocamento pode ser obtido pela diferença entre as posições final e inicial.
Exemplo: Quando um móvel desloca se a partir de uma posição que marca 20 km, a outra posição que marca a posição 50 km. Nesse caso, o deslocamento será dado pela diferença entre o espaço final e inicial.
Equação para cálculo do deslocamento:

Distância percorrida: É a medida em unidades de comprimento percorrida durante a trajectória.
Exemplo: A distância que percorre-se de casa para supermercado, e do supermercado para escola, e da escola, para casa. O somatório de todas essas trajectórias (distâncias) chama-se distância percorrida.
Movimento: Movimento é a variação de posição de um objecto ou corpo (ponto material) em relação a um ponto referencial (ponto fixo) no decorrer do tempo.
Ponto Material: Ponto Material são aquelas que as suas dimensões são desprezadas, isto é, a sua massa ou tamanho podem ser desprezadas quando comparadas a outros corpos e objectos na terra.
Exemplos: Um barco num mar, as dimensões do barco é relativamente menor em relação ao mar, que pode ser ignorada.
Como outro exemplo como citar, uma formiga junto a um elefante, o tamanho do elefante é infinitamente maior que da formiga, que podemos desprezar o tamanho da formiga.
Ponto material é o contrário do corpo extenso.
Referencial: É o ponto ou sistema de coordenadas adoptado para estudo e observação de um fenómeno físico, ou seja, é o referencial que dita se um corpo esta em repouso ou movimento.
- Movimento: Quando a posição de um corpo muda com o tempo em relação a um referencial.
- Repouso: Quando a posição de um corpo não muda com o tempo em relação a um referencial.
Exemplo: Um observador posicionado em certo lugar, uma montanha, podemos generalizar, como um corpo, perfeitamente sólido.
Trajectória: É uma linha imaginária que descreve o movimento percorrido, no decorrer do tempo.
Exemplo: O rasto deixado quando uma cobra passa rastejando, que pode ser recta, curvilínea, oblíqua ou mesmo vertical.
Onde:
∆S ou ∆X – é a variação do espaço ou posição;
S ou X – é o espaço posição ou final;
S0 ou X0 – é o espaço ou a posição inicial.