Melhores 10 Universidades de Moçambique

Melhores 10 Universidades de Moçambique

Certamente, alguns estudantes, ao concluir o nível médio do ESG ou ETP, tem o desejo de ingressar em uma universidade para dar continuidade com os seus estudos, isto é, numa Instituição de Ensino Superior (IES).

Mas a questão que muitas vezes surgem é, qual é a melhor universidade para tal, nesse post vou deixar ficar os tops 10 melhores universidades de Moçambique, desde publicas e privadas.

1. Universidade Eduardo Mondlane – UEM

Sem dúvidas, que quando se fala de ensino superior em Moçambique, logo o que nos vem em mente é a UEM. Além disso, a UEM é a melhor e mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique, com vários cursos desde Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

Mas para admitir nessa universidade passa-se por um processo de selecção, através de exames de admissão, onde os melhores classificados são admitidos para os respectivos cursos a concorrer.

A UEM dispõe de muitas faculdades e escolas superiores, e os seus graduados têm tido muita aceitação no mercado de trabalho, em virtude de excelente qualidade dos seus cursos.

2. Universidade Pedagógica de Maputo – UP-Maputo

É uma instituição do ensino superior estatal voltada na formação de professores com nível superior, se bem que, o nome é subjectivo, para leccionarem no ensino secundário geral. Desse modo, possui diversos cursos em função do currículo adoptado pelo Ministério da Educação. Com o intuito de dinamizar o ensino, a UP-Maputo, também dispõe de alguns cursos superiores técnicos, onde seus graduados são formados na área técnica e de docência. Sendo estes graduados os mais indicados para leccionarem cursos técnicos em Institutos Médios, pois os formados na escola técnica da UP são doptados de certificação em B (certificação baseados em competências).

Semelhantemente da UEM a sua admissão é através de exames de admissão, tendo apenas uma única opção.

3. Universidade Católica de Moçambique – UCM

Com o propósito de descentralizar o ensino superior, criou-se a UCM, com sede na Cidade da Beira, é uma instituição de ensino superior privada. A sua admissão é directa, ou seja, não faz-se exame de admissão. Como resultado do seu crecimento, a UCM oferece cursos de mestrado e doutoramento, para além de licenciatura, . De acordo com o Ministério da Educação e Cultura, essa instituição é reconhecida na área de saúde, especificamente na formação de médicos, sendo uma referência em Moçambique. Para além disso, a universidade é a única do país que oferece o curso de licenciatura em Gestão Portuária.

4. Instituto Superior de Ciências de Saúde – ISCISA

Com o intuito de capaciar o quadro pessoal na área de saúde, com nível superior, foi criado o ISCISA. Desse modo, o ISCISA é o maior instituto superior do país que totalmente vocacionada para formação de técnicos superiores em matéria de saúde. Só para exemplificar, durante a formação os formandos são submetidos a constantes estágios. Fazendo com que tenham uma aproximação muito real com a dinâmica de um profissional de saúde.

Sendo uma instituição pública, a admissão é feita mediante a exames de admissão. Mas há que referir que a sua admissão é bastante competitiva, chegando mesmo a levar um ou dois candidatos por província.

5. Universidade Lúrio – UniLúrio

Sediada na Cidade de Nampula, a UniLúrio, é a maior instituição pública do ensino superior na zona norte de Moçambique, com cursos bastantes atrativos e modernos, um dos cursos mais apreciado pela instituição é o curso de licenciatura em farmácia, sendo a melhor instituição do país que forma técnicos superiores em farmácia. Outro curso bastante apreciado é licenciatura em Engenharia Mecânica, pois é uma mecânica moderna e automatizada, muito próxima a mecatrónica, e seus docentes são excelentes.

6. Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique – ISCTEM

O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) é uma instituição privada de ensino superior, constituída em 1996 pela SOPREL – Sociedade Promotora de Ensino e Serviços, Lda, através do Decreto número 46/96, de 5 de Novembro.

O ISCTEM desenvolve as suas acções de ensino em diversas áreas de actuação oferecendo ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento

O ISCTEM lecciona também o ensino médio geral, 11ª e 12ª classe, com planos curriculares integrados no Sistema Nacional de Educação e outros orientados para o desenvolvimento de competências específicas.

Os ISCTEM dispõem também de Academia CISCO, voltada para Redes de Computadores nos seguintes níveis: IT Essentials, CCNA, Segurança e Wireless.

7. Universidade Politécnica – A POLITÉCNICA

A Universidade Politécnica  (A POLITÉCNICA) é a primeira instituição privada de ensino superior a entrar em funcionamento no País. Inicialmente designada ISPU (Instituto Superior Politécnico e Universitário).

A POLITÉCNICA possui actualmente que leccionam mais de 15 cursos de Licenciatura nas cidades de Maputo; Quelimane; Nampula e Nacala.

8. Universidade São Tomás de Moçambique – USTM

A Universidade são Tomás de Moçambicana é uma instituição de ensino superior privada localizada na Cidade de Maputo. Oficialmente credenciada e reconhecida pelo Estado Moçambicano, a USTM é uma instituição chancelada pela Igreja Católica. Assim como a UCM, a USTM oferece diversos cursos em níveis tais como licenciatura e várias áreas de mestrado e doutoramento.

9. Universidade Zambeze – UniZambeze

A Universidade Zambeze  (UniZambeze) foi criada pelo decreto nº77/2007, de 18 de Dezembro e, iniciou as suas actividades lectivas no dia 16 de Março de 2009 oferecendo ao mercado 16 cursos em 6 faculdades.

O nome Universidade Zambeze deriva do Rio Zambeze que literalmente atravessa a Zona Centro do país. Enquanto Instituição Pública de Ensino Superior, a UniZambeze privilegia a formação avançada, a pesquisa, a inovação e extensão universitária através da transferência de tecnologia para as comunidades em que se insere e vice-versa. Deste modo, “acreditamos que contribuímos para o avanço da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento do país melhorando as condições de vida dos moçambicanos de forma humanizada e com o equilíbrio do género“.

10. Universidade Técnica de Moçambique – UDM

A Universidade Técnica de Moçambique é uma instituição privada com autonomia legal, administrativa, financeira, científica e pedagógica estabelecida pela entidade Estudos Superiores de Moçambique Lda. Trata-se de um estabelecimento de ensino superior autorizado pelo Decreto 42/2002 de 26 de Dezembro, tendo iniciado as suas actividades lectivas em Março de 2003.

Foi a primeira intuição do país a oferecer cursos de em engenharia de hidrocarbonetos, especificamente o curso de engenharia de petróleo e em energias renováveis modo a acompanhar o desenvolvimento do país na área de energias renováveis e petróleos.

Leia Sobre: Como estudar para uma prova

Leia sobre: Como estudar para uma prova.

2 comentários em “Melhores 10 Universidades de Moçambique”

Deixe um comentário